Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão solicita ao TJPI a criação do Juizado do Consumidor

    Publicado por OAB - Piauí
    há 12 anos

    Na manhã desta quinta-feira (15), a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Piauí esteve reunida com o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Edvaldo Pereira de Moura, a fim de solicitar a criação do Juizado Especial do Consumidor.

    A iniciativa tem como fundamento o art. , inciso IV, do Código de Defesa do Consumidor, que prevê a criação de Juizados Especiais de Pequenas Causas e Varas Especializadas para a solução de litígios de consumo.

    De acordo com o presidente da Comissão, Astrogildo Assunção, alguns Estados já possuem iniciativas semelhantes, como Pernambuco e Bahia, onde é observada uma maior movimentação e atuação do juizado das relações de consumo. O advogado explica, ainda, que os juizados possuem competência concorrente, podendo o jurisdicionado acionar o do consumidor ou o mais próximo de sua casa. Essa medida irá contribuir para a celeridade de processos dessa natureza, amenizando o sofrimento de consumidores, em grande maioria de baixo poder aquisitivo, afirmou Astrogildo.

    O presidente da OAB-PI, Sigifroi Moreno, esclareceu que a Comissão tem colhido importantes vitórias no âmbito do consumidor e que a instalação no novo juizado permitirá o julgamento em bloco dos processos, baseado na similaridade das causas. Com isso, vamos auxiliar e desafogar os juizados especiais, garantindo maior rapidez no julgamento dos processos, concluiu.

    Segundo Edivaldo Moura, o TJPI tem total interesse em resolver os problemas referentes às demandas de julgamento e, dessa forma, comprometeu-se a fazer esforços para a instalação do juizado o mais rápido possível.

    Estiveram presentes na reunião o vice-presidente da Comissão, Luiz Cordeiro, e os membros Gilvan Prado, Antonio José Viana e Lucas Mendes.

    • Publicações4440
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações28
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-solicita-ao-tjpi-a-criacao-do-juizado-do-consumidor/3057873

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)