Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Processo arbitral é tema de palestra presidida pelo conselheiro Willian Guimarães

    Publicado por OAB - Piauí
    há 12 anos

    Processo arbitral é tema de palestra presidida pelo conselheiro Willian Guimarães O conselheiro federal da OAB-PI, Willian Guimarães, presidiu a palestra O Processo Arbitral, realizada nesta quarta-feira (23) durante o painel Arbitragem e o Poder Judiciário da XXI Conferência Nacional dos Advogados. A palestra foi ministrada pelo presidente da Comissão de Direito da Construção da OAB-MG, Francisco Maia Neto, que enalteceu a missão conciliadora do advogado. Francisco Maia discorreu sobre cinco formas de instituir a arbitragem (segundo classificação pessoal): contratual, compulsória, judicial, extracontratual e voluntária. O palestrante também tratou sobre a relação entre a arbitragem e o Código de Processo Civil. O CPC não se aplica automaticamente à arbitragem, pontuou. Maia anunciou para o próximo ano o lançamento do livro Perícias em arbitragem. Ele adiantou que em determinado capítulo da obra aborda a importância da escolha do perito (generalista ou especialista). O generalista não é conhecedor de área específica, mas tem facilidade com o trato legal, com os assistentes e possui uma linguagem mais palatável, argumentou. O palestrante também sugeriu que, na nomeação do perito da ordem procedimental, sejam delimitados todos os pontos da perícia até o esclarecimento, especificando prazos e a responsabilidade sobre as decisões referentes a eventuais questões incidentais. Ao final, Willian Guimarães pontuou a necessidade de aprofundar os estudos sobre a arbitragem e elogiou o painelista. É antes de tudo um entusiasta do tema, o que demonstra a bem sucedida escolha do coordenador da mesa e presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-SP, Arnoldo Wald Filho, concluiu. O conselheiro federal da OAB-PI, Willian Guimarães, presidiu a palestra O Processo Arbitral, realizada nesta quarta-feira (23) durante o painel Arbitragem e o Poder Judiciário da XXI Conferência Nacional dos Advogados. A palestra foi ministrada pelo presidente da Comissão de Direito da Construção da OAB-MG, Francisco Maia Neto, que enalteceu a missão conciliadora do advogado.

    Francisco Maia discorreu sobre cinco formas de instituir a arbitragem (segundo classificação pessoal): contratual, compulsória, judicial, extracontratual e voluntária. O palestrante também tratou sobre a relação entre a arbitragem e o Código de Processo Civil. O CPC não se aplica automaticamente à arbitragem, pontuou.

    Maia anunciou para o próximo ano o lançamento do livro Perícias em arbitragem. Ele adiantou que em determinado capítulo da obra aborda a importância da escolha do perito (generalista ou especialista). O generalista não é conhecedor de área específica, mas tem facilidade com o trato legal, com os assistentes e possui uma linguagem mais palatável, argumentou.

    O palestrante também sugeriu que, na nomeação do perito da ordem procedimental, sejam delimitados todos os pontos da perícia até o esclarecimento, especificando prazos e a responsabilidade sobre as decisões referentes a eventuais questões incidentais.

    Ao final, Willian Guimarães pontuou a necessidade de aprofundar os estudos sobre a arbitragem e elogiou o painelista. É antes de tudo um entusiasta do tema, o que demonstra a bem sucedida escolha do coordenador da mesa e presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-SP, Arnoldo Wald Filho, concluiu.

    • Publicações4440
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações60
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/processo-arbitral-e-tema-de-palestra-presidida-pelo-conselheiro-willian-guimaraes/2942020

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)