Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    "CAAPI, hoje, tem cara e personalidade"

    Publicado por OAB - Piauí
    há 13 anos

    A advogada Eduarda Pereira de Miranda é uma apaixonada pelo Direito. Mais que isso. É uma apaixonada pelo que ela define como responsabilidade social do advogado não apenas no exercício da sua profissão, mas também como cidadão privilegiado, enquanto estudioso e conhecedor das leis, com oportunidade de contribuir de forma mais eficiente e eficaz para a democracia e a justiça no país. E foi também essa paixão que a fez aceitar, há 4 anos, o desafio de gerenciar a CAAPI - Caixa de Assistência dos Advogados do Piauí, um dos órgãos mais atuantes e importantes da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado.

    Reconhecida como braço social da OAB/PI, a CAAPI comemora, hoje, 31 anos de existência e neste período mudou muito. Não apenas fisicamente, mas principalmente, no seu papel institucional, enquanto entidade representativa de classe, cuja finalidade estatutária é prestar assistência social, previdenciária e de saúde aos advogados, seus dependentes e estagiários. Posso dizer, com orgulho, que a CAAPI vive um dos seus melhores momentos. Possui cara e personalidade e hoje está aqui entre nós dizendo a que veio, o que deve, e o que ainda pode fazer aos seus associados e à sociedade como um todo, diz Eduarda, que está no seu segundo mandato como presidente da entidade. Confira, abaixo, mais detalhes dessa entrevista especial:

    A CAAPI completa nesta terça-feira, 31 anos. Feliz por fazer parte desse momento?

    R - Sim, especialmente porque estamos participando de um movimento nacional de fortalecimento das Caixas de Assistência em todo o Brasil conduzido por nossa Coordenadoria CONCAD, junto ao Conselho Federal da OAB, junto às Seccionais e demais órgãos da OAB.

    O que a CAAPI representa hoje para a classe advocatícia?

    R - O slogan de nossa gestão responde a sua pergunta e traduz a nossa meta: "mais que assistência, uma parceria indispensável". A CAAPI está cumprindo seu papel institucional, cabe a nossa classe utilizar conforme sua necessidade e conveniência.

    De que forma a Caixa atua no sentido de fortalecimento da relação com os advogados?

    R - O fortalecimento da classe se dá no fato de que a CAAPI a cada dia que passa participa mais e mais da rotina dos advogados piauienses, seja na utilização dos convênios firmados com parceiros comerciais, seja nos planos de saúde, CAAPIODONTO, Pousada Praia, os auxílios e demais serviços disponibilizados aos associados. É uma instituição criada para dar assistência e assim está cumprindo seu papel.

    A senhora está no segundo mandato como presidente da CAAPI. O que significa presidir uma entidade como esta?

    R - É uma satisfação muito grande, pois me sinto partícipe de um processo de reestruturação, crescimento e fortalecimento de uma instituição vital para minha classe, através dos trabalhos criados e desenvolvidos para bem servir nossos colegas advogados e a todos os seus dependentes. Além disso, em nível nacional temos destacado nossa CAAPI como a OAB/PI bem merece. No Brasil só existem duas presidentes mulheres e isso nos coloca numa condição de desafio. Foi assim na gestão passada e repetida nesta.

    O que considera como marca principal da sua gestão?

    R - Demos uma nova "cara e personalidade" à CAAPI. Hoje ela está aqui entre nós dizendo a que veio e o que deve e pode fazer aos seus associados e à sociedade como um todo.

    Nestes quase 6 anos à frente da CAAPI, o que considera como principais avanços na instituição?

    R - Inicialmente seu resgate e reestruturação como uma instituição importantíssima para os quadros da OAB. Segundo, pela implantação do Setor de Convênios e todos os demais serviços ora disponibilizados tais como: a CAAPIODONTO, Espaço Saúde, Pousada Praia, OABPREV, Van do Advogado, Campanha Saúde, Campanha de Vacinação, Campanha Saúde Bucal, Ação Comunitária, Planos de Saúde, dentre outros. Por fim, o incentivo à cultura de uso da CAAPI (antes inexistente) e a influência positiva que nossa Caixa tem exercido em relação a outras instituições de classe que não dispõem de serviços como o que implantamos.

    E desafios? Muitos ainda?

    R - Muitos...nosso objetivo é alcançar o patamar de melhor Caixa de Assistência do Brasil, considerando o número de advogados associados. Para isso, estamos com nosso plano de ação em pleno curso. Uma reforma e ampliação da sede em andamento; a extensão da CAAPI aos municípios de forma mais atuante; ampliação dos serviços de saúde; implantação do Programa de Assistência Social e tantos outros que estão por vir. Aguardem!

    Que mensagem deixa aos advogados em relação à CAAPI?

    R - Que conheçam mais sobre a CAAPI e utilizem mais os serviços disponibilizados. Consultando nosso site poderão encontrar tudo sobre a Caixa e o que ela oferece. Importante que tenham em mente que cada centavo economizado com a utilização dos serviços da CAAPI o associado terá o retorno financeiro de sua anuidade. A carteira da CAAPI é o passaporte para sua economia. É pois, "uma parceria indispensável".

    FONTE: Assessoria de imprensa CAAPI

    • Publicações4440
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/caapi-hoje-tem-cara-e-personalidade/2788217

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)