Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Direito e sociedade de risco é tema de palestra

    Publicado por OAB - Piauí
    há 14 anos

    Com o tema Direito e Sociedade de Risco a professora Doutora Maria José Bernuz Benetez da universidade de Zaragoza proferiu a última palestra da manhã de hoje (13), do I Fórum Ibero-Americano de Direito, que acontece na sede da OAB/PI.

    Entre os assuntos discutidos durante a palestra destacam-se os postulados de 1789, a revolução na concepção do Direito, o papel do Estado, a primeira geração de direitos: os civis e políticos, as implicações da sociedade de risco no Estado concreto, o “outro” como risco, a universalização da tecnologia.

    Segundo a palestrante com a expansão da tecnologia é preciso que haja um esforço comum para lutar contra os riscos globais. “O risco começa onde acaba a tradição”, afirmou enfatizando que o risco é a forma moderna do relacionamento com o próximo. “O que antigamente era um risco agora colocamos na responsabilidade de alguém”, disse.

    No momento final Maria José falou sobre os valores de Direito, liberdade e Segurança, sobre o medo como moral ou disciplina social e deixou alguns questionamentos no ar entre eles sobre quanta liberdade estamos dispostos a dar e a que modo segurança na sociedade de risco.

    Contatos com a imprensa: oabimprensa@gmail.com

    • Publicações4440
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações61
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-e-sociedade-de-risco-e-tema-de-palestra/2005995

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)