Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Consentimento informado e Testamento vital é tema de palestra

    Publicado por OAB - Piauí
    há 14 anos

    “Testamento Vital e Consentimento Informado na Espanha”, este foi o tema da palestra ministrada na tarde de hoje (12), pela Profa. Dra. Carmem Gonzalez Leon, da Universidade de Salamanca, na Espanha.

    Em sua fala, a Profa. Dra. Carmem Gonzales, abordou a Lei espanhola 41/2002, de 14 de novembro, sobre os direitos dos pacientes. “A lei estabelece o direito que os pacientes têm de serem informada de sua real situação de saúde e expressa sua autonomia de opinar sobre a realização ou não de tratamentos”, explica.

    Durante a palestra os participantes foram esclarecidos sobre os critérios de adoção da lei, bem como as regras gerais, conteúdo, exceções e procedimentos a serem adotados pelos médicos, bem como de sua responsabilidade civil.

    Com relação ao Testamento Vital, o paciente tem o direito de expressar sua vontade sobre as medidas a serem tomadas em seu tratamento de saúde caso não esteja mais consciente, além de nomear um representante. A palestrante informou que na Espanha existe um Registro Nacional de Instruções Prévias que disponibiliza o conteúdo dos testamentos.

    No Brasil ainda não há uma legislação que regulamente o Testamento Vital. Para o advogado Felipe Sousa, o evento é uma excelente oportunidade para a reflexão de temas importantes e que já possuem legislação em outros países.

    “Eventos como estes nos dão a oportunidade de entrar em contato com profissionais de renome internacional, que nos mostre como funciona a legislação de seus países. Este contato também é muito importante por nos da à possibilidade de refletir sobre temas os quais ainda não há uma Lei de regulamentação no Brasil”, disse.

    Contatos com a imprensa: oabimprensa@gmail.com

    • Publicações4440
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações162
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consentimento-informado-e-testamento-vital-e-tema-de-palestra/2004726

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)