Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissões da OAB-PI divulgam projeto Eleições Limpas aos estudantes da UFPI

    Publicado por OAB - Piauí
    há 11 anos

    As Comissões de Direito Eleitoral e de Combate à Corrupção e Impunidade da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, realizaram, na tarde desta segunda-feira (12), a palestra de apresentação do anteprojeto de lei de iniciativa popular Eleições Limpas aos estudantes de Direito da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

    A palestra, que foi realizada no Auditório Noé Mendes, faz parte de uma iniciativa conjunta das comissões que visa estimular os alunos das instituições de Ensino Superior a conhecer e lutar por um sistema eleitoral mais justo e menos corrupto. Na ocasião, os estudantes puderam fazer perguntas para esclarecer as dúvidas e ainda contribuíram com suas assinaturas.

    O presidente da Comissão de Combate à Corrupção e Impunidade, José Maria de Araújo Costa, explicou aos alunos que o projeto Lei da Ficha Limpa cumpriu importante papel ao atacar as consequências da corrupção eleitoral. Agora, com o anteprojeto Eleições Limpas, é necessário enfrentar suas causas e adotar um sistema eleitoral que assegure o aprofundamento da democracia. José Maria pontuou os problemas relacionados ao financiamento de campanhas eleitorais por parte de empresas, que estimulam o superfaturamento e contratos privilegiados com os políticos beneficiados.

    Durante a palestra, o presidente da Comissão de Direito Eleitoral, Fábio Viana, convidou os alunos a participarem das Comissões da OAB-PI e a abraçarem os projetos defendidos pela Ordem. Na oportunidade, o vice-presidente, Igor Cavalcante informou sobre o ponto de Recadastramento Biométrico instalado pela Justiça Eleitoral na sede da Ordem que estará disponível para a população até o dia 15 de agosto, no horário das 08h às 18h.

    O estudante do quinto período de Direito, Rafael Ribeiro, agradeceu a iniciativa das Comissões em dialogar um assunto tão importante com os estudantes. "É muito importante esta preocupação que a Ordem tem demonstrado em esclarecer à população aquilo que ela tem o direito de conhecer. A palestra foi bastante esclarecedora e permitiu aos estudantes uma melhor capacidade de compreensão e crítica ao sistema eleitoral", comentou.

    • Publicações4440
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissoes-da-oab-pi-divulgam-projeto-eleicoes-limpas-aos-estudantes-da-ufpi/100649656

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)