Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Congresso de Ciência Política e Direito Eleitoral: 4ª edição terá a presença de doutrinadores alemães

    Publicado por OAB - Piauí
    há 11 anos

    Depois de três dias de grandes debates e um público que incluiu profissionais e estudantes de Direito do Piauí e de estados como São Paulo, Minas Gerais, Amazonas e Espírito Santo, encerra-se hoje, o 3º Congresso de Ciência Política e Direito Eleitoral, evento organizado pela Universidade Federal do Piauí, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí.

    Para os organizadores, o evento superou as expectativas. “Esta terceira edição do Congresso nos consolidou, definitivamente, no rol dos grandes eventos acadêmicos do país e já estamos nos preparando para a próxima edição, pensando nos nomes que traremos, e nos temas que vamos debater, especialmente porque 2014 é o ano da Alemanha no Brasil e nossa ideia é fechar parceria com o consulado Alemão e trazer doutrinadores alemães para a 4ª edição do Congresso”, adiantou Hemerson Daniel, estudante e coordenador geral do Congresso.

    Ele ressalta que também contribuirá para a organização do próximo evento o fato de 2014 ser ano de eleições presidenciais. “Teremos, sem dúvida um excelente cenário para explorar, tanto no campo da ciência política como do Direito Eleitoral e já estamos trabalhando para isso”, declarou.

    O Presidente da OAB-PI, e um dos palestrantes do evento, também fez um balanço positivo dos três dias de Congresso. “Ao trazer para dentro da Ordem, o evento ganha uma proporção ainda maior por envolver, não apenas os profissionais do Direito ou da ciência política, mas a sociedade como um todo, pois as temáticas debatidas aqui são atuais e estão também no dia a dia das pessoas, como é o caso da Reforma Política, da Lei da Ficha Limpa, da PEC 33, e da redução de vagas para deputados, entre outros temas”, destacou Willian Guimarães.

    A mesma opinião é compartilhada pela advogada Geórgia Nunes, diretora da OAB-PI e palestrante. “Esta é a primeira vez que o evento acontece na sede da Ordem, o que enaltece ainda mais o valor do advogado piauiense no cenário nacional. Mas eu também não poderia deixar de elogiar o profissionalismo e a responsabilidade destes futuros operadores do Direito na organização. Sem dúvida, o Congresso entra na agenda dos grandes eventos nacionais”, declarou Geórgia Nunes.

    “Por aqui passaram acadêmicos reconhecidos nacionalmente, além de ministros e cientistas políticos. Mas também não foi esquecida a prata da casa, a produção acadêmica, profissional e jurídica do Piauí, reconhecidamente uma das melhores do país. Tudo isso, torna o evento ainda mais grandioso e, sem dúvida, bastante disputado”, ressalta o professor e coordenador do curso de Direito da UFPI, Sebastião Costa, para quem o evento é também um março na integração acadêmica do Piauí, por reunir estudantes não só de Teresina, mas de vários municípios piauienses, como Floriano, Picos e Parnaíba que vieram em caravana para participar do Congresso.

    O Congresso de Ciência Política & Direito Eleitoral do Piauí teve início em 2011 por iniciativa de um grupo de estudantes e professores do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí. Na sua terceira edição, o Congresso já se destaca como um dos eventos acadêmicos mais importantes da área de Direito Constitucional, Eleitoral e da Ciência Política, reunindo estudantes, advogados, e toda comunidade jurídica para debater sobre os mais variados temas da área.

    Neste sábado (11), o Congresso contou com as presenças dos Ministros Henrique Neves e Arnaldo Versiani; dos cientistas políticos, Bruno Wanderley e Cléber de Deus; do doutor em Direito Constitucional, Walber de Moura Agra; do mestre em Direito, João Maurício Adeodato; e Ruy Samuel Espíndola.

    • Publicações4440
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações59
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/congresso-de-ciencia-politica-e-direito-eleitoral-4-edicao-tera-a-presenca-de-doutrinadores-alemaes/100508018

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)