Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-PI sediará 3º Congresso de Ciência Política e Direito Eleitoral

    Publicado por OAB - Piauí
    há 11 anos

    Financiamento político, crise dos partidos no Brasil e confiança institucional no sistema partidário serão alguns dos temas do 3º Congresso de Ciência Política e Direito Eleitoral, evento que acontecerá no período de 09 a 11 de maio, no auditório da OAB/PI, e tem como objetivo principal aproximar a comunidade em geral das discussões que permeiam o universo eleitoral e político brasileiro.

    “O congresso, nas duas primeiras edições, fez história no Piauí e no Brasil, pela riqueza dos debates e pela competência dos palestrantes envolvidos. Em sua terceira edição, esperamos discussões ainda mais ricas, haja vista os temas que serão abordados e a quantidade de juristas e cientistas políticos que estarão presentes”, diz a advogada eleitoralista, Geórgia Nunes, que ministrará palestra sobre o tema: Desvelando a crise dos partidos políticos no Brasil, onde fará uma abordagem sobre o momento de transição por que passam os partidos políticos, inclusive, com as ultimas alterações legislativas e com outros projetos em tramitação no Congresso.

    O 3º Congresso de Ciência Política e Direito Eleitoral contará com a participação de grandes nomes da área do Direito, entre eles, do presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coelho e de juristas como João Maurício Adeodato, Walter Costa Porto, Walber de Moura Agra, Néviton Guedes. Também estarão presentes os ministros Arnaldo Versiani, Henrique Neves e Nancy andrighi, além de cientistas políticos como Jairo Nicolau, Cristina Buarque de Hollanda e Bruno Wanderley Reis, que falará sobre “O Financiamento Político no Brasil: Dilemas e Perspectivas”.

    Também são presenças confirmadas, o Presidente da Seccional Piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil, Willian Guimarães; os advogados Joaquim Almeida e Valdílio Falcão, a advogada Margareth Coelho; e os cientistas políticos, Washington Bonfim e Cléber de Deus que falará sobre Confiança Institucional em um Sistema Partidário Cartelizado: As razões da abstenção eleitoral no Brasil. “A ideia é discutir a relação entre confiança e democracia e se o baixo nível de confiança que os cidadãos têm em relação às instituições representativas pode aumentar a abstenção eleitoral”, diz o cientista político Cléber de Deus sobre o tema da sua palestra.

    Congresso já é considerado um dos mais importantes da área jurídica

    O Congresso de Ciência Política & Direito Eleitoral do Piauí teve início em 2011 por iniciativa de um grupo de estudantes e professores do curso de Direito da Universidade Federal do Piauí. Na sua terceira edição, o Congresso já se destaca como um dos eventos acadêmicos mais importantes da área de Direito Constitucional, Eleitoral e da Ciência Política, reunindo estudantes, advogados, e toda comunidade jurídica para debater sobre os mais variados temas da área.

    “Esta será a primeira vez que o Congresso acontecerá na sede da OAB-PI, a casa da cidadania piauiense, que servirá de palco para o enriquecimento do conhecimento acadêmico e jurídico do nosso Estado”, diz Geórgia Nunes.

    Uma novidade nesta edição é a realização de espaço para comunicação de pesquisa, além de concurso de artigos, tendo como homenageado, o professor Nelson Juliano Cardoso Matos.

    As informações completas, bem como as inscrições poderão ser feitas pelo site http://cienciapoliticapiaui.wix.com/concipol#

    • Publicações4440
    • Seguidores13
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações58
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-pi-sediara-3-congresso-de-ciencia-politica-e-direito-eleitoral/100490418

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)